Dúvidas mais comuns
Para o seu bolso
1) Consigo zerar a minha conta de luz?
2) Tenho direito a incentivos federais, estaduais ou municipais?
Sim. Diversas cidades oferecem incentivos fiscais para micro e mini geradores fotovoltaicos (denominação técnica para quem tem um sistema de energia fotovoltaica), como descontos no ITBI, ISS e até 20% de desconto no IPTU.
3) O sistema valoriza meu imóvel?
4) Qual o cenário de aumento da tarifa de energia elétrica pelas concessionárias para os próximos anos?
A matriz energética brasileira é altamente dependente da fonte hidroelétrica e portanto das variações do clima. Estamos vivendo intensas estiagens e a situação dos reservatórios não se encontram normalizadas. O risco de aumento nas tarifas de energia, permanece ao sabor da natureza. Ao mesmo tempo o ritmo de construção de novas usinas vem caindo, devido à questões ambientais e ao esgotamento de grandes rios que suportem novas hidroelétricas. Tudo isso somado ao aumento do consumo de energia esperada para os próximos anos, configura-se uma relação desfavorável entre oferta e demanda de energia e gera a expectativa de aumento nas tarifas.
5) Qual o meu "pay back"?
Hoje, o “pay back” de um sistema fotovoltaico varia entre 4 à 6 anos, de acordo com a região, com a potência e com o local onde o sistema será instalado. Com os aumentos esperados das tarifas de energia elétrica nos próximos anos, a previsão é que o retorno do investimento cairá ainda mais, podendo chegar de 3 à 5 anos. Considerando que o sistema é projetado para gerar energia por no mínimo 25 anos, um sistema de energia solar te garante até 20 anos de puro lucro.
Bom para todos
1) Como é feita a instalação? É preciso furar a laje ou as telhas?
A instalação depende das condições climáticas e leva em média 4 à 6 dias. Em mais de 90% dos casos não é necessário que os moradores saiam de casa. Garantia de 1 ano.
Em alguns casos é necessário furar a laje. Utilizam-se processos modernos de fixação, que não geram goteiras nem infiltrações. No entanto, no caso destes acidentes, os reparos estão cobertos pela nossa garantia.
Dependendo do tipo de telhado é necessário furar as telhas. Utilizam-se materiais adequados.
2) O que acontece com a energia que eu produzo e não consumo?
Toda a energia gerada pelo sistema e não consumida é injetada na rede de sua concessionária e computada como crédito para uso posterior.
Você pode até produzir energia em um endereço e consumir os créditos em outro, desde que eles estejam na área de atuação da mesma concessionária e as contas de energia sejam do mesmo CPF/CNPJ.
3) O que acontece se faltar luz?
Seu sistema de energia solar não funcionará. Essa é uma medida de segurança obrigatória para que os técnicos possam realizar os reparos na rede externa sem risco de choque elétrico.
4) O que acontece se ficar nublado e chover por uma semana?
O tempo nublado ou chuvoso não impede a chegada da radiação solar à Terra. No entanto, a geração de energia elétrica será menor do que em dias ensolarados, portanto você irá consumir créditos gerados anteriormente em dias de sol. Mas essas semanas já estarão previstas no projeto de geração do seu sistema, onde utilizamos estatísticas históricas de irradiação solar em sua região.
5) Tenho que fazer alguma alteração na instalação elétrica da minha casa?
Nenhuma. O sistema de energia solar é conectado à instalação elétrica que já existe hoje na sua casa. Nada de obras!
6) Dá para um apartamento usar energia solar?
Sim, desde que haja uma área adequada com insolação suficiente para se instalar as placas fotovoltaicas, como é o caso das coberturas ou apartamentos no último andar.
Bom para o planeta
1) A produção de energia solar emite algum gás poluente?
Não. A energia solar é limpa, não gera nenhum gás que cause efeito estufa.
2) Como a energia solar evita a destruição de florestas?
3) O sistema de energia solar gera poluição sonora, como um gerador tradicional?
4) É uma solução de longo prazo?
Solicite um orçamento grátis
Responda os campos abaixo. Nada de você fazer contas, a responsabilidade de um orçamento inicial é de nossa equipe, por isso ele vai direto para nosso departamento técnico!